segunda-feira, 4 de abril de 2011

Coremas 57 anos !

Terra das águas


A região ocupada hoje pela cidade de Coremas foi habitada em seus primórdios por uma numerosa tribo indígena pertencente a nação Cariri. Eram guerreiros valentes e destemidos e por muito tempo resistiram bravamente a entrada de brancos em seus domínios. O grupo de Oliveira Lêdo, muitas vezes foi rechaçados pelos índios.
A região compreendida como Vale do rio Piancó, começou sua colonização e seu povoamento nos finais do século XVII, quando o famoso coronel Manuel de Araújo Carvalho, recebendo ordens do governador-geral D. João de Alencastro (1694-1702), conseguiu, depois de muita ousadia e bravura, estabelecer uma pacificação com os valentes índios da tribo Coremas. Porém, as lutas sangrentas que matavam os conquistadores das terras e os índios que nelas habitavam, só começaram a diminuir no início do século XVIII, quando as principais tribos da região: os Coremas e Panatis, que uniram-se e formaram um forte e organizado quartel para combater os invasores de suas terras, representado aqui pelos portugueses.Com a pacificação da região do rio Piancó, pode finalmente muitos dos fazendeiros,com grande coragem, destemor, e espírito aventureiro se fixarem em suas novas moradias nos longínquos sertões da Paraíba.






Barragem Dr Estevam Marinho, fica localizada no município paraibano de Coremas. Foi construído pelo DNOCS que iniciou a maior obra de engenharia brasileira da época na data de 8 de abril de 1937 e que foi devidamente concluída na data de 8 de maio de 1942.
O engenheiro responsável pela construção foi o potiguar Estevam Marinho (1896-1953). O Açude de Coremas que é represado pela Barragem Dr Estevam Marinho no rio Piancó foi o maior açude do Brasil no período de 1943 (inauguração) até 1960 quando foi inaugurado a barragem de Orós.